domingo, 11 de maio de 2014

Frases e Ideais: Que comam brioches!

"Se o povo não tem pão, que comam brioches!" foi a suposta fala de Maria Antonieta, rainha da França, ao deparar-se com a situação da população faminta. Imortal e atemporal, esta frase adaptaria-se perfeitamente à boca de qualquer político brasileiro, mas, apesar de muito coerente, estas palavras foram mesmo pronunciadas por lábios austríacos?!
Nascida na Áustria do século XVIII, casou-se com o futuro rei Luís XVI resultando numa aliança franco-austríaca. Ficou conhecida por seus gastos extravagantes, festas suntuosas, vestidos e jóias impecáveis, que, por maior a ilusão em que sua cabeça poderia entrar, custavam dinheiro: dinheiro este que vinha da população. Ao estourar a Revolução Francesa, Maria Antonieta já havia tornado-se muito mal falada, e vários boatos foram atribuídos à sua pessoa... Inclusive, o de que pronunciara a frase "Que comam brioches".
Não, nunca falara tal coisa. Aliás, nem sequer preocuparia-se em dar uma resposta à situação. Maria Antonieta, na verdade, mostrava-se indiferente ao povo, pois em sua cabeça não estaria "atiçando mais lenha na fogueira" e, assim, não proporcionaria o deleite popular em ver sua soberana deslocada. Hoje, historiadores desconfiam que a frase seria dita por Maria Teresa, uma outra rainha francesa e esposa de Luís XIV, que reinou bem antes de Maria Antonieta. Portanto, é comprovado: esta frase foi atribuída erroneamente à imagem da austríaca.
Se verdadeira ou se não, a frase continua sendo o símbolo da opulência nobre e atual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário