quarta-feira, 14 de maio de 2014

Para estudar história #2

Na hora de aprender Revolução Francesa a matéria sempre parece desinteressante e às vezes até sem nexo, né?! Ligar "uma coisa com a outra" parece ser difícil quando apenas lemos um texto qualquer explicando sobre este evento tão complexo e grandioso. Mas, fica frio aí, colega! O filme "Maria Antonieta" de Sofia Coppola e o documentário "Revolução Francesa" do canal History podem te ajudar a entender tanto a sociedade francesa "pré-revolução" quanto todo o processo revolucionário.

Lançado em 2006, e estrelando Kirsten Dunst, o filme "Maria Antonieta" delata toda a opulência dos nobres franceses em um momento de crise econômica (lembre-se que a França estava na pior!). Gravado no próprio Palácio de Versalhes, tem como foco a vida da rainha francesa mais comentada de toda a história. Seus problemas no casamento, seus luxos, seus gastos, sua vida familiar, suas festas, suas amizades, enfim... É realmente divino apreciar a história da monarca que passou a ser tão odiada por culpa de seus atos. Mostra bem o padrão sobre o qual viviam os nobres.

Maria Antonieta e Luís XVI em seu casamento, cena do filme de Sofia Coppola. 
Há tempos o History produz os melhores (e praticamente únicos) documentários sobre diversos tempos históricos apesar de hoje só passar Trato Feito.O canal, além de outros programas também interessantes, levou ao ar um interessante documentário sobre a Revolução Francesa. De modo simples e descomplicado (foi um dos meus "primeiros" contatos com história deste tipo, e devo dizer que parece ser tão fácil que contestei a autenticidade dos fatos), conta um geral sobre o evento, incluindo a sociedade francesa pré-revolucionária, a Queda da Bastilha, o Reino de Terror... Um resumo de tudo!



Assim, acredito que fique muito mais fácil entender essa revolta popular tão magnífica e, ao mesmo tempo, tão sangrenta. Liberdade, Igualdade, Fraternidade! VIVA A REVOLUÇÃO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário